segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AEE_Fechamento_ELIZANE




De acordo com o que foi estudado o professor de AEE é importante, pois é ele que articula e facilita a permanência do aluno portador de deficiência na escola, ele que identifica, organiza e elabora recursos pedagógicos acessíveis para o aluno, eliminando as barreiras para que o aluno participe das atividades escolares, considerando suas especificidades.
O professor de AEE deve conhecer o aluno, acolhendo as queixas da família, do (a) professor (a) regente no contexto escolar para que assim ele avalie o aluno na Sala de Recursos Multifuncional para elaborar o plano individualizado, traçando metas e ações que complemente e suplemente a formação do aluno, garantindo sua participação e sua aprendizagem nas atividades escolares.
O estudo de caso é importante porque é através dele que o professor de AEE busca informações necessárias para fazer o plano de AEE, ele é necessário para o esclarecimento do problema. As etapas do estudo de caso são: Apresentação do problema, esclarecimento do problema, identificação do problema e resolução do problema, depois de feito todas essas etapas o professor de AEE levanta possibilidades para facilitar na elaboração do plano de AEE.
O plano de AEE contribui na participação e desenvolvimento do aluno no contexto escolar, pois é através dele que o professor de AEE tem como acompanhar o progresso do aluno, determinar atividades e selecionar materiais que contribua para a aprendizagem do aluno, buscando parcerias com o professor regente, bem como toda a equipe escolar para que assim ocorra a inclusão desse aluno.

6 comentários:

  1. Este texto esta de acordo como deve ser seguido o atendimento especializado e irá ajudar muito na aprendizagem das pessoas que visitarem seu blog.Obrigada!Neucy.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que o papel do professor é importante mas deve este deve ter bastante informações que seja um suporte para que ele elabore um plano de tendimento que possa melhorar a prendizagem do aluno, você foi feliz quendo diz que o plno contribui na participação e desenvolvimento do aluno. Então, estamos certo que atendimento sem plano de AEE, é apenas um mero atendimento.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Ah se nós pudéssemos fazer tais articulações para manutenção dos alunos com deficiência nas escola heim! Seria muito bom! Mas, o que mais ocorrem são suas saídas, e as vezes, quando vamos saber já estão em outras unidades. Há todo um processo quando se trata da questão plano e estudo de caso. Este último nos fornece atrativos para que façamos um plano baseando-nos em fornecidos por esse estudo e seus conjuntos.ótimo...boa tarde morena

    ResponderExcluir
  4. Ao ler o seu texto percebi que o professor(a) de AEE é tão multifuncional quanto a Sala de Recursos. Além das articulações com demais funcionários dentro da escola,ele é também responsável por identificar, elaborar, produzir, organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias,para atender o aluno de acordo com suas necessidades específicas.Essa função alia teoria e prática ao mesmo tempo. Sem o estudo do CASO que é a sondagem do problema, ficamos impossibilitados de elaborarmos o plano de AEE e realizarmos um bom Atendimento Educacional Especializado.Portanto acredito que o seu texto está de acordo com as abordagens das questões.Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Somos sabedores dos desafios enfrentados pelos professores e o desafio dos professores do AEE é maior ainda, porém vc deixa bem claro e de uma maneira bem mais leve o papel do professor que é articular parceira com aluno, professor regente e família pois, esta parceria e fundamental para o nosso trabalho e a importância do plano de AEE para o desenvolvimento do aluno. muito bom este texto vem nos trazer grandes informações.

    ResponderExcluir